PROJETO


Humberto Costa Ministro da Saúde falando na Festa de lançamento do Complexo Médico, Cultural e Esportivo do Paciente Renal; Diversas autoridades presentes na Mesa .


 


 


 l


Queiroga, Presidente da ASPARPE, entregando Título Honorífico ao Ministro da Saúde Humberto Costa.


O QUE É O COMPLEXO MÉDICO, CULTURAL E ESPORTIVO DA ASPARPE


aaaO Complexo Médico, Esportivo e Cultural da ASPARPE é um projeto audacioso, quer pela sua grandiosidade, quer pela importância social a que se propõe.


aaaDividido em quatro partes - Sede da ASPARPE, Centro de Recreação e Atividades Culturais, Atendimento Ambulatorial para acompanhamento médico aos pacientes crônicos renais e pacientes com insuficiência renal aguda e Enfermaria para repouso dos pacientes atendidos pelo Complexo Médico, Cultural e Esportivo associados a ASPARPE.


 


SEDE DA ASPARPE


aaaSerá um espaço dentro do Complexo Médico, Cultural e Esportivo da ASPARPE, onde funcionará o setor administrativo da Associação, dispondo de departamentos, que deverão estar divididos conforme suas necessidades de acomodação.


aaaFarão parte do setor administrativo: o gabinete da presidência, sala da secretária, gabinete da secretaria, gabinete da tesouraria, departamento pessoal, sala para reuniões e sala de recepção geral, pequeno auditório para realização de palestras e assembléias, além de sanitários masculino e feminino da administração, depósito para armazenamento de materiais de escritórios, depósito para armazenamento de materiais de limpeza, mini copa cozinha para serviço de atendimento aos funcionários e visitantes e um restaurante para atendimento aos pacientes renais.


 


CENTRO ESPECIALIZADO EM DOENÇAS RENAIS


aaaEste complexo contará, prioritariamente, com um Centro Especializado em Doenças Renais com o objetivo especial de tratar, de forma gratuita, crianças e adultos acometidos de insuficiência renal.


aaaNeste Centro, pretendemos também oferecer, além da orientação de nefrologistas, o apoio de uma equipe multidisciplinar, com medidas paliativas e preventivas para a doença, envolvendo especialistas em cardiologia, urologia, endocrinologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, pediatria, análises clínicas e até genética aplicada à doença renal, todos voltados para causas e conseqüências da doença renal.


aaaNosso objetivo é transformar este centro médico em uma referência internacional no que se refere à qualidade de vida dos doentes renais e, para tal, sabemos da importância de ampliarmos o projeto para pesquisas científicas, através de convênios firmados com ONG's e outras entidades, coordenado por professores de uma universidade pernambucana.


aaaPensamos em acrescentar ao projeto um Núcleo de Genética Aplicada a Doença Renal voltado para pesquisas de extensão universitária com apoio financeiro/logístico de outras entidades/empresas conveniadas.


aaaComo sabem, Pernambuco é conhecido no mundo inteiro como a terra da tragédia de Caruaru envolvendo pacientes renais e nossa proposta visa mostrar que podemos produzir conhecimento para o mundo no que envolve doenças renais, suas causas e conseqüências.


aaaEsse centro funcionará num espaço adequado, com toda infra-estrutura necessária, incluindo equipamentos médicos de última geração.


aaaA gerência do complexo médico ficará a cargo de um professor da UFPE, escolhido pela ASPARPE, e seu corpo médico será composto em sua maioria por estudantes de medicina em nível de estágio.


 


CENTRO DE RECREAÇÃO E ATIVIDADES CULTURAIS


aaaLocalizado dentro do Complexo Médico, Cultural e Esportivo da ASPARPE, com o objetivo de elevar a auto estima do paciente renal e promover a integração social, criamos o Centro Cultural e Esportivo da ASPARPE, que se destinará a atender de forma igualitária todos os pacientes crônicos renais, pacientes portadores de insuficiência renal aguda, pacientes transplantados renais e de outras patologias associados a ASPARPE.


 


ATIVIDADES DE LAZER E CULTURA



aaaSerá composto de duas salas para prática de oficina de arte e artesanatos, uma sala de jogos, biblioteca, sala de vídeo, lanchonete e um salão para realização de festas, para que os pacientes renais associados a ASPARPE possam desenvolver suas aptidões culturais e delas subtrair algum dividendo para melhoria de sua condição financeira.



ATIVIDADES ESPORTIVAS



aaaSerá composto de uma piscina para prática de natação e hidro-ginástica, vestuário, sauna, sala para prática de exercício e fisioterapia e consultório médico, para que os associados da ASPARPE possam praticar as atividades físicas, melhorando, assim, suas condições orgânicas e fisiológicas.


 


aaaEnfermaria para Repouso dos Pacientes atendidos pelo Complexo Médico, Cultural e Esportivo da ASPARPE:



aaaCom o objetivo de propiciar mais conforto aos pacientes renais, atendidos em ambulatório pelos médicos do Complexo Médico, Cultural e Esportivo da ASPARPE, criamos uma enfermaria que, além de servir para atendimento ambulatorial, também funcionará como espaço para repouso desses pacientes enquanto seu quadro clínico não lhes permitir receber alta.



aaaPara aqueles que não podem retornar aos seus domicílios após o atendimento, deverá, esta enfermaria, transforma-se em hotel para esses pacientes que têm dificuldades financeiras e que dependem de ônibus, com horário reduzido, para retornarem ao seu domicílio no interior.


aaaEsta Enfermaria será formada por (05) cinco quartos, cada um com três leitos, dispondo de equipamentos de emergência e demais aparelhos necessários para uso de enfermagem.



CARACTERÍSTICAS DO LOCAL ONDE SERÁ IMPLANTADO O COMPLEXO MÉDICO, ESPORTIVO E CULTURAL DA ASPARPE


aaaO Complexo Médico, Cultural e Esportivo da ASPARPE deverá estar situado em um local que tenha infra estrutura adequada; saneamento básico, abastecimento de constante água, boa iluminação pública, transporte coletivo para a maioria dos bairros e cidades adjacentes com bom acesso.


aaaPreferencialmente, deverá ser localizado na Cidade de Caruaru - PE visto que estamos conseguindo uma área de 8.000m³ para construir sua instalações. 


QUAL O PÚBLICO OBJETO DO COMPLEXO MÉDICO, CULTURAL E ESPORTIVO DA ASPARPE.


 


aaaO Complexo Médico, Cultural e Esportivo da ASPARPE atenderá a todos os pacientes crônicos renais, pacientes com insuficiência renal aguda, transplantados e também aos portadores de insuficiência de outras patologias, todos associados a ASPARPE.


aaaOs pacientes hipertensos e diabéticos que ainda não são renais serão encaminhados para o programa de tratamento preventivo do Complexo Médico da ASPARPE, pois tanto uma doença como a outra causa insuficiência crônica renal.


aaaAssim, entendemos que poderemos criar um grande centro científico para ajudar a encontrar as causas que provocam a insuficiência crônica renal.


 


QUAIS OS CONVÊNIOS QUE SERÃO FIRMADOS COM A ASPARPE


aaaOs atendimentos ambulatórias serão financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que deverá ser o grande parceiro do Complexo Médico, Cultural e Esportivo da ASPARPE.


aaaTambém serão assinados convênios com a UFPE, UPE e empresas de planos de saúde, além de que deveremos contar com o apoio dos Governos Federal, Estadual, Municipal, ONG´s e do setor privado, que terá uma grande parcela de contribuição junto ao Complexo.



CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO, COMPRA DE BENS MÓVEIS E UTENSÍLIOS PARA FUNCIONAMENTO DO COMPLEXO MÉDICO, CULTURAL E ESPORTIVO DA ASPARPE.


aaaParte principal do projeto, visto que sem recursos financeiros não poderemos viabilizá-lo, criaremos uma comissão formada por membros da sociedade pernambucana, de diversos segmentos, onde, na condição de voluntários, ficarão responsáveis pela captação dos recursos financeiros oriundos de doações do setor público, privado, da sociedade em geral e eventos realizados para os devidos fins.


aaaDevendo contar com o apoio da imprensa local, escrita, televisiva e radiofônica e que, por certo, irá dar sua parcela de contribuição, devemos também convocar empresa de marketing para auxiliar na propaganda de mídia e na elaboração das diretrizes da campanha.


aaaA união de todos os setores que trabalharem na captação de recursos será de fundamental importância para o sucesso da campanha em prol da construção do Complexo Médico, Cultural e Esportivo da ASPARPE.

CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO DA SOCIEDADE ORGANIZADA, VOLUNTÁRIA, PARA AJUDAR NA REALIZAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO DO COMPLEXO MÉDICO, CULTURAL E ESPORTIVO DA ASPARPE.



aaaCom o intuito de demonstrar lisura e seriedade em todas as fases do projeto do Complexo Médico, Cultural e Esportivo da ASPARPE e, ao mesmo tempo, desejando dividir o mérito desse grandioso projeto com a sociedade pernambucana é que criaremos a comissão voluntária que irá gerir a capitação dos recursos necessários para a construção do Complexo Médico e Cultural da ASPARPE.


aaaEsta comissão será formada principalmente por profissionais ligados a área de capitação de recursos, bem como profissionais da área de Saúde de nosso Estado.


aaaTambém terão prioridade a participar dessa comissão os profissionais que, ao longo dos anos de existência da ASPARPE, deram sua contribuição nos eventos que realizamos.


aaaSubordinada a presidência da ASPARPE, esta comissão terá todo apoio para que possa realizar e alcançar os objetivos desejados.


aaaEsperamos sinceramente que aqueles que ingressarem como voluntários desse grandioso projeto lembrem-se :


“A glória da realização de um sonho pertencerá a toda equipe participante do projeto e a humildade será a chave do sucesso”.


aaaE que esse sucesso se reflita na melhor qualidade de vida dos pacientes crônicos renais
transplantados do Estado de Pernambuco.



José Carlos de Queiroga Maciel
Presidente